Processos engessados e sem confiabilidade de informações são perigosos para o setor de mobilidade. Afinal, em empresas de transporte, a operação não pode parar. E o controle deve ser feito de forma extremamente assertiva, ou perdas e desperdícios financeiros podem impactar a empresa a longo prazo de forma irreversível.
Nesse cenário, a tecnologia especializada em transporte é fundamental para gerenciar dados de ponta a ponta, garantindo assertividade e segurança das informações. A Viação Sertaneja passou por isso na prática, tendo que lidar com um software frágil, que colocava em risco sua operação. Até a empresa fazer a migração de ERP.
O que você vai aprender neste case?
Tecnologia e inovação contemplam alternativas que conduzem à eficiência das operações empresariais, com controles mais rigorosos e indicadores precisos. É o que afirma Sérgio Mendes, diretor executivo da Viação Sertaneja, cliente da Praxio.
A seguir, confira entrevista exclusiva com o diretor sobre a escolha da tecnologia utilizada para sua operação, como ela se tornou um caso de sucesso na Viação Sertaneja, e quais são as perspectivas para o futuro da empresa e do transporte.
Um pouco sobre a Viação Sertaneja
A viação sertaneja está vinculada às raízes mineiras de hospitalidade e acolhimento. É referência no transporte da família sertaneja, e seu nome está relacionado ao grande autor literário Guimarães Rosa – conhecido por universalizar a vida do sertanejo em suas obras.
A empresa existe desde 1955, com a aquisição de uma linha que ligava Abaeté a Belo Horizonte. De lá para cá, a empresa foi ampliando sua atuação. Hoje, conta com diversas filiais e atendimento no Rio de Janeiro e Distrito Federal, além de Minas Gerais, onde concentra a maior parte de seus negócios.
A frota de 120 veículos é utilizada para as linhas intermunicipais de Minas Gerais, interestaduais para Distrito Federal e Rio de Janeiro, serviço urbano em Três Marias, e até fretamento de pessoal e turismo. A Viação Sertaneja também gerencia o envio de cargas e encomendas.
Sempre de olho em qualidade e segurança em transporte, a Viação Sertaneja possui uma crescente cultura de inovação. Assim, já disponibiliza a bilhetagem eletrônica na maioria dos guichês e continua investindo em informatização, na melhoria de suas instalações de apoio e em veículos que tragam confiabilidade e bem-estar aos passageiros.
Os desafios da Viação Sertaneja
Quais eram os gargalos da operação que vocês buscavam resolver?
Mendes: A empresa usava uma solução quase caseira ao manter um sistema de ERP totalmente aberto, sem segurança e amador.
Era um sistema frágil, que possibilitava erros e ajustes de qualquer tipo, sem que houvessem critérios de chaves de segurança para impedir ações danosas à operação.
A solução
Quando conheceu a Praxio, quais soluções mais chamaram a atenção?
Mendes: Os módulos de RH, contas a pagar, financeiro e contabilidade.
O que foi decisivo para fecharmos a parceria?
Mendes: Ser o software mais utilizado pelas empresas do mesmo segmento que a nossa.
Quais foram os diferenciais da Praxio em relação aos concorrentes?
Mendes: Além do exposto acima, a Praxio ofereceu treinamento adequado e demonstrou empenho no auxílio de nossas demandas específicas.
Resultados da tecnologia especializada
Como foi o processo de implantação?
Mendes: Foi bastante intenso, mas tranquilo. Dentro do esperado. Todas as dificuldades iniciais foram supridas através do treinamento, que foi totalmente online.
O que mais tem gostado no relacionamento com a Praxio até hoje, que mais tem chamado a atenção?
Mendes: A segurança do sistema Globus.
Como as soluções Praxio se tornaram um casso de sucesso na Viação Sertaneja?
Mendes: A Praxio nos passa confiabilidade na geração das informações inseridas no ERP, gerando segurança e assertividade de informações.
Perspectivas para o futuro
O que a Sertaneja espera para os próximos anos de operação?
Mendes: A empresa aposta no aumento da venda de passagens através das plataformas digitais. Com uma internet mais estável e confiável, será possível a venda de passagens online, dentro dos ônibus.
Assim, aumentando a facilidade na aquisição de passagens, e melhora na percepção do cliente sobre a eficiência do sistema de transporte brasileiro – adormecido no passado (venda em espécie) por décadas.
Como a Praxio é parte dessa estratégia de crescimento?
Mendes: Para possibilitar ao cliente passageiro essa experiência, nova no setor, será necessária a presença de um parceiro que esteja conectado com este momento e ofereça soluções que corroborem com este cenário.
Acreditamos que a Praxio esteja se preparando para este momento, oferecendo as ferramentas que atenderão a esse anseio.
Fonte: Blog Praxio