Dúvidas Frequentes – Transporte Rodoviário

1. Sistema de Ar Condicionado - Aviso Importante

Muitos passageiros já devem ter reparado que existem diferenças de temperatura dependendo da poltrona escolhida. Existe um motivo para isso, e a Viação Sertaneja explica como funciona o sistema a seguir:

  • Os ônibus são programados para manter a temperatura do ar condicionado em 22º.
  • O sistema de ventilação fica localizado no centro do corredor. Consequentemente, a parte central do ônibus fica mais fria. Portanto, se você gosta de temperaturas mais baixas, procure comprar a sua passagem entre as poltronas 13 e 24.
  • Na parte de trás do ônibus, além da maior distância para a central de ventilação, é onde fica localizado o motor. Como ele esquenta, a tendência é que a temperatura fique mais elevada nesta parte. Por isso, da poltrona 33 pra trás, a temperatura pode ficar mais alta.
  • Assim, a melhor forma de viajar em uma temperatura adequada é comprar as poltronas da frente do ônibus, onde não há fontes de calor.
  • O sistema de temperatura não possui calefação. Ou seja, caso o motorista ligue o ar condicionado em um dia frio, mesmo programando a temperatura para 22º, a tendencia é que o interior do ônibus fique mais frio que a parte externa.
  • Por conta do tamanho dos ônibus, em dias de calor extremo, próximo a 40º, dificilmente o sistema conseguirá manter a temperatura nos 22º, durante toda a viagem.
  • Quando necessário, os motoristas acionam o ar condicionado antes de iniciar o embarque, para que a temperatura seja reduzida no momento da entrada dos passageiros, trazendo mais conforto para todos.
  • O sistema de ar condicionado passa por manutenção preventiva e higienização constante, eliminando fungos e bactérias.

Agradecemos a preferência!

2. Quais as formas de pagamento?

Nas agências informatizadas:

  • Dinheiro
  • Cartão de débito
  • Cartão de crédito
  • PIX

Parcelamos em até 5 vezes, sem juros, no cartão de crédito, nas seguintes condições:

  • Em até 3 vezes – Parcela mínima de R$ 50,00
  • Em até 4 vezes – Parcela mínima de R$ 60,00
  • Em até 5 vezes – Parcela mínima de R$ 80,00
  • Cartões aceitos para parcelamento: Visa, Martercard, Elo e Cabal.

Auxiliares de viagem – venda em trânsito, embarcada:

  • Dinheiro
  • Cartão de débito
  • Cartão de crédito
  • PIX

Venda online

  • Cartão de débito
  • Cartão de crédito
  • PIX
  • Gentileza consultar condições de parcelamentos diretamente no site.

 

 

3. Como comprar minha passagem?

Nossos clientes tem a opção de adquirir passagens por meio dos nossos canais a saber:

  • Bilheteria
  • Site
  • App (Baixe já nosso aplicativo: Viação Sertaneja)
  • Venda embarcada realizada por nossos auxiliares de viagem.

4. A Passagem pode ser retirada com antecedência?

Sim. As passagens podem ser adquiridas em todos os nossos canais/pontos de vendas com 30 dias de antecedência da viagem.

As passagens adquiridas pelo site e App podem ser retiradas com até trinta dias de antecedência nas bilheterias localizadas nos terminais rodoviários.

5. Posso cancelar ou remarcar minha passagem?

Cancelamento – Passagens das linhas da ANTT:

  • Em caso de desistência, o passageiro tem direito ao reembolso da passagem, até três horas antes do horário previsto de embarque, bastando para isso, apresentar-se em qualquer de nossas bilheterias, com a passagem completa em mãos e preencher o requerimento de devolução, que será feito em conta informada, em até trinta dias.
  • O cancelamento deverá ser solicitado através do mesmo portal onde foi adquirida a passagem, para os casos de compras pela internet, observando os prazos permitidos por lei.
  • Havendo a devolução, será retido 5% do valor pago a título de multa compensatória, conforme previsto na resolução 4432.

Remarcação – Passagens das linhas da ANTT:

  • Após as três horas que antecedem o horário previsto de embarque, o passageiro terá direito apenas a remarcação do seu horário e dia de embarque, bastando para isso apresentar o bilhete em nossa bilheteria. O bilhete tem validade para remarcação no período de um ano, contado a partir da data da emissão do mesmo.
  • É facultado à transportadora efetuar a cobrança de até 20% (vinte por cento) do valor pago.

Cancelamento – Passagens das linhas do DER:

  • Informamos que, no caso de desistencia da viagem, para receber a importancia paga ou revalidar o bilhete de passagem, o interessado deve fazer a solicitação no ponto de venda da transportadora, com, no mínimo, 12 horas de antecedencia do horário previsto de embarque, conforme artigo 1º, XVII, da lei nº 13.655/2000 e art. 25 do decreto estadual nº 44.603/2007.
  • O cancelamento deverá ser solicitado através do mesmo portal onde foi adquirida a passagem, para os casos de compras pela internet, observando os prazos permitidos por lei.
  • No caso de reembolso é facultado a empresa a retenção de 5% do valor pago. Remarcação – Passagens das linhas do DER: Informamos que a revalidação ou troca do bilhete de embarque para outra data poderá ser feita somente até a hora prevista de embarque. Após a partida do ônibus, a passagem não utilizada, perderá a validade, ou seja, não poderá ser trocada e nem revalidada.

6. Em quais situações há direito de gratuidade de passagem?

Criança

A criança, até 5 anos, 11 meses e 29 dias tem direito à gratuidade, no colo.

Para o embarque da criança será necessário apresentar documento oficial que comprove o parentesco da criança com seu acompanhante ou autorização judicial.


Jovem de baixa renda

Quantidade por viagem: 2 poltronas com 100% de desconto e 2 poltronas com 50% de desconto.

Pré-requisitos:

  • Ter idade entre 15 e 29 anos.
  • Apresentar documento oficial com foto.
  • Apresentar carteira emitida pela Secretaria Nacional da Juventude ou apresentar por meio de internet, o cadastro para o benefício.
  • Solicitar o bilhete com, no mínimo, 3 horas de antecedência do horário previsto de embarque.

Os benefícios e regras para as linhas interestaduais são definidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), portanto, valem apenas para linhas interestaduais e em horários convencionais.


Idosos

Linhas Interestaduais:

Quantidade por viagem: 2 poltronas com 100% de desconto.

Pré-requisitos:

  • Ter idade igual ou superior a 60 anos.
  • Apresentar documento oficial com foto.
  • Apresentar comprovante de renda igual ou inferior a dois salários mínimos.
  • Reservar a passagem com, no mínimo, 3 horas de antecedência do horário previsto de embarque.
  • Esgotadas as vagas com 100% de desconto, o idoso tem direito ao desconto de 50%, podendo solicitar o bilhete com qualquer antecedência.

Os benefícios e regras para as linhas interestaduais são definidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), portanto, valem apenas para linhas interestaduais e em horários convencionais.

Linhas Intermunicipais:

Quantidade por viagem: 2 poltronas com 100% de desconto.

Pré-requisitos:

  • Ter idade igual ou superior a 65 anos.
  • Apresentar documento oficial com foto.
  • Reservar a passagem com, no mínimo, 12 horas de antecedência do horário previsto de embarque.
  • No dia da viagem, apresentar-se na bilheteria, com antecedência mínima de trinta minutos para confirmação da viagem e emissão do bilhete.
  • O não comparecimento acarretará no cancelamento do benefício.

Os benefícios e regras para as linhas intermunicipais são definidos pelo DEER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), portanto, valem apenas para linhas intermunicipais e em horários convencionais.


Pessoas com deficiência

Linhas Interestaduais:

  • O beneficiário deverá solicitar o seu bilhete com pelo menos 3 horas de antecedência em relação ao horário de embarque.
  • Apresentar documento oficial com foto e a carteira fornecida pelo Ministério dos Transportes.

Acompanhante da pessoa com deficiência:

O benefício de acompanhante só será fornecido se constar a descrição “Necessidade de acompanhante” na carteira de identificação da pessoa com deficiência e o mesmo for cadastrado no Ministério dos Transportes.

Os benefícios e regras para as linhas interestaduais são definidos pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), portanto, valem apenas para linhas interestaduais e em horários convencionais.

Linhas Intermunicipais:

Quantidade por viagem: 2 poltronas com 100% de desconto.

Pré-requisitos:

  • Apresentar documento oficial com foto e carteira fornecida pelo Ministério dos Transportes.
  • Reservar a passagem com, no mínimo, 12 horas de antecedência do horário previsto de embarque.
  • No dia da viagem, apresentar-se na bilheteria, com antecedência mínima de trinta minutos para confirmação da viagem e emissão do bilhete.
  • O não comparecimento acarretará no cancelamento do benefício.

Acompanhante da pessoa com deficiência:

O benefício de acompanhante só será fornecido se constar a descrição “Necessidade de acompanhante” na carteira de identificação da pessoa com deficiência e cadastrado no Ministério dos Transportes.

Os benefícios e regras para as linhas intermunicipais são definidos pelo DEER (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), portanto, valem apenas para linhas intermunicipais e em horários convencionais.

7. Qual documentação necessário para embarque?

Documento oficial com foto.

8. Quais as restrições e orientações de bagagem?

No preço da passagem já está incluso o transporte de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, com os seguintes limites:

  • No bagageiro: O limite de peso é de trinta quilos e o volume não deve ultrapassar 0,3 metros cúbicos.
  • No porta-embrulhos: O limite de peso é de cinco quilos, com dimensões que se adaptem ao porta-embrulho e não comprometa o conforto e a segurança dos demais passageiros.
  • Excedidos os limites acima, a empresa efetuará cobrança pelo excesso de bagagens.

9. Qual é o procedimento para embarque de menores?

Crianças e adolescentes de até 15 anos, 11 meses e 29 dias, somente poderão viajar acompanhadas dos pais, avós, tios, tias ou irmãos, sendo todos maiores de 18 anos e comprovado o parentesco documentalmente. No caso de estarem acompanhadas de pessoas maiores de idade mas, sem o grau de parentesco exigido ou desacompanhadas,  o embarque só é permitido com autorização judicial.

Adolescentes com idade igual ou maior de 16 anos podem viajar sem acompanhante, desde que apresentem documento oficial com foto que comprove a sua idade.

10. Transporte de animais no ônibus

DENTRO DO ESTADO DE MINAS GERAIS,  O TRANSPORTE DE ANIMAIS DEVE OBEDECER AS SEGUINTES NORMAS:

1 – O trânsito de animais nas viagens intermunicipais no Estado de Minas Gerais somente poderá ser feito com a apresentação da GTA – Guia de Trânsito Animal, conforme modelo definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, na Instrução Normativa n° 18, de 18.07.06.

2 – A GTA será fornecida pelos Órgãos oficiais de defesa animal das Unidades Federativas, com base no registro de procedência dos animais e no cumprimento das exigências de ordem sanitária estabelecidas para cada espécie.

3 – Para emissão de GTA, nas unidades administrativas onde não existam ou sejam em número insuficiente os médicos veterinários ou funcionários autorizados dos órgãos oficiais de defesa sanitária animal, o médico veterinário sem vínculo com a Administração Federal, conforme previsto no item 3, deverá atender as exigências de Habilitação, de acordo com a Instrução Normativa n° 15, de 30.06.06, do MAPA.

4 – Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade ou peçonha, comprometa o conforto e segurança dos passageiros e tripulantes.

5 – Aves de qualquer espécie e animais silvestres somente com autorização do IBAMA e com vacinação em dia.

No caso específico de cães e gatos:

6 – Para o transporte de cães e gatos fica dispensado da exigência da GTA, sendo obrigatório que esses animais estejam acompanhados de atestado sanitário emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais, comprovando a saúde dos mesmos e o atendimento às medidas sanitárias definidas pelo serviço veterinário oficial e pelos órgãos de saúde pública, com destaque para a comprovação de imunização antirrábica. Validade 180 dias.

7 – O animal deve estar acondicionado em recipiente próprio para transporte em condições de higiene e limpeza, isento de dejetos, alimentos ou água/líquidos. Exceto Cão-Guia que viaja ao lado**.

8 – O animal será transportado no bagageiro dos veículos, podendo, excepcionalmente, os cães e gatos serem transportados no porta embrulhos, obedecidas as exigências regulamentares próprias (tamanho e peso até 8 kg) ou sob as poltronas, e desde que haja disponibilidade de lugares vagos no ônibus.  O transporte nessas condições apenas será possível se não houver objeção de nenhum passageiro.

9 -Durante a viagem o animal não poderá incomodar aos demais passageiros ou ser retirado do recipiente dentro do ônibus, mesmo parado ou no bagageiro durante toda a viagem, exceto nos pontos de paradas oficiais quando poderá ser retirado, estando do lado de fora do ônibus.

10 – Será impedido o transporte de animal, em qualquer etapa da viagem, que não atender às exigências acima, cabendo ao passageiro responsável a sua destinação sem ônus para a empresa transportadora.

11 – A empresa não tem qualquer responsabilidade sobre a saúde e bem estar do animal, cabendo ao seu proprietário os cuidados necessários.

O Transporte de animais é uma cortesia das empresas, sendo prioritário o transporte de passageiros.

** – O cão Guia deverá viajar ao lado da pessoa que acompanha. Solicitamos que nos informe com antecedência para que seja bloqueada a poltrona ao lado.

11. Como devo proceder se minha bagagem for extraviada ou danificada ou ainda caso esqueça algum objeto?

Você deve entrar em contato com uma de nossas filiais ou guichês de atendimento.

12. A Viação Sertaneja trabalha com serviços de encomenda?

Sim. A empresa dispõe de excelente serviço de transporte de cargas e encomendas. Nosso serviço é marcado pelo eficiência e rapidez na entrega, isto por meio de logística integrada e inteligente. Possuímos frota própria e moderna de caminhões, além do transporte realizado por meio dos nossos ônibus, em viagens regulares.

Entrega rápida, eficiente, transporte seguro e expresso, são os predicados de excelência da Viação Sertaneja LTDA. Não deixe de consultar nossa tabela de preços e o nosso prazo de entrega. Contacte nossos estabelecimentos para maiores esclarecimentos.

Uma de nossas centrais está localizada em Belo Horizonte, na Rua Peçanha, 342, Bairro Carlos Prates. Telefone de contato  31 3201 4755. Email: logistica@viacaosertaneja.com.br.

13. Como faço para solicitar o serviço de fretamento da Viação Sertaneja?

A Viação Sertaneja dispõe de frota de ônibus para atender serviços de fretamento e turismo. Caso queira contratar nossos serviços, basta contactar-nos através dos nossos telefones ou pelo e-mail: turismo@viacaosertaneja.com.br .

14. Para mais informações, sugestões, elogios ou reclamações

Entre em contato pelo e-mail sac@viacaosertaneja.com.br ou ligue para o telefone (31) 3201-4919 (veja o campo Fale Conosco).