Tradição que Atravessa Gerações

Em 1955, a Viação Sertaneja iniciou sua jornada em Abaeté, Minas Gerais, com duas linhas e um espírito pioneiro. Hoje, com uma frota moderna e mais de 400 colaboradores, seguimos firmes em nosso compromisso com tradição, qualidade e segurança.

A Fundação da Viação Sertaneja e Suas Primeiras Rotas em 1955

Em agosto de 1955, os pioneiros Moacir Mendes Morato, Sebastião Ferreira de Andrade, José Nepomuceno de Faria e Geraldo Nepomuceno de Faria plantaram as sementes para a constituição da Empresa, ao constituírem a “Irmãos Faria & Cia”, com apenas duas linhas ligando Abaeté a Morada Nova de Minas (então chamada Moravânia), via Frei Orlando e via Paineiras/Biquinhas, que circulavam em dias alternados.

A partir de 20 de setembro de 1955, com a aquisição da linha ligando Abaeté a Belo Horizonte e o ingresso dos novos sócios, Geraldo Mendes Morato e Bernardo Mendes Ribeiro, a Empresa passou a denominar-se VIAÇÃO SERTANEJA LTDA. Sua sede permaneceu em Abaeté/MG, mas, atualmente, já existem diversas filiais – a mais importante delas em Belo Horizonte/MG, onde se concentra a maior parte de seus negócios.

Em 1958, foram adquiridas as quotas dos Irmãos Faria, ficando na sociedade Bernardo Mendes Ribeiro, seus filhos Moacir Mendes Morato e Geraldo Mendes Morato, e o Senhor Sebastião Ferreira de Andrade, todos já falecidos, e cujos herdeiros constituem, atualmente, o quadro societário da Empresa.

A História Continua

O início da grande expansão da empresa se deu em 1968, com a aquisição dos direitos de exploração da Linha Belo Horizonte a Paracatu (MG), seguindo-se outras, em várias partes de Minas Gerais, mas mantendo o eixo principal na Região Noroeste do Estado. Em 1989, adquiriu os direitos de exploração de linhas interestaduais, unindo cidades dos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, culminando, em 1999, com a obtenção dos direitos de explorar a linha São João Del Rey (MG) a Brasília (DF).

Além das 23 (vinte e três) linhas regulares de concessão do DER/MG e 2 (duas) da ANTT, a Empresa atua também no segmento de transporte de cargas, fretamento eventual para turismo, transporte urbano nas cidades de Três Marias e Curvelo e na exploração um de posto de combustíveis e uma casa de peças em Abaeté.

Hoje sua frota é composta por 163 veículos, entre ônibus rodoviários, coletivos urbanos, caminhões baús para transporte de cargas e carros de apoio. Possui também 12 (doze) garagens, sendo 6 (seis) delas equipadas com oficinas mecânicas regionais para manutenção preventiva e corretiva de sua frota, que opera diariamente em mais de 40 (quarenta) diferentes localidades.

Com o inestimável apoio de seus cerca de 400 (quatrocentos) colaboradores, a Viação Sertaneja procura sempre prezar pelo bom atendimento a seus clientes, bem como pela segurança e conforto dos mesmos. E, visando melhorar cada vez mais seus serviços, hoje já disponibiliza a bilhetagem eletrônica na maioria dos guichês e continua investindo em informatização, na melhoria de suas instalações de apoio e em veículos que tragam confiabilidade, segurança e bem-estar a seus passageiros. Qualidade e segurança são os pilares da Empresa, que não tem poupado esforços para procurar oferecer sempre o melhor serviço para seus clientes.