Junho Vermelho e Laranja: Mês de Conscientização para Doação de Sangue e Combate a Anemia e Leucemia.

O mês de junho é dedicado a importantes campanhas que abordam um tema muito relevante: a doação, e aos cuidados com a saúde mental masculina.
“Junho Verde” o objetivo é quebrar o silêncio e incentivar homens de todas as idades a cuidarem de sua saúde mental, buscando ajuda profissional quando necessário, é dedicado à conscientização sobre a saúde mental masculina, reforçando a importância de cuidar da mente, assim como se cuida do corpo. A campanha visa abordar os desafios específicos que os homens enfrentam em relação à saúde mental, buscando desmistificar a ideia de que homens não devem falar sobre seus sentimentos e dificuldades, é fundamental para a prevenção de problemas como depressão, ansiedade e suicídio.
“Junho Vermelho” é conscientizar sobre a importância da doação de sangue, a campanha informa sobre a importância do sangue em cirurgias, emergências, partos e tratamentos, e no inverno o estoque dos hemocentros tendem a diminuir. É um mês chamado à empatia e à solidariedade, incentivando as pessoas a fazerem um gesto simples que pode salvar até 4 vidas.
Em 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data estabelecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde, em homenagem ao Karl Landsteiner, o imunologista responsável pela descoberta dos tipos sanguíneos. Por esse motivo, o mês foi escolhido para simbolizar esse movimento.
“Junho Laranja” tem como objetivo promover e prevenir a saúde do sangue. Além de destacar a importância das transfusões de sangue, este mês também chama a atenção para duas das doenças mais comuns relacionadas ao sistema sanguíneo: anemia e leucemia.
A anemia, embora seja uma condição comum, ainda gera muitas dúvidas. Já a leucemia, embora seja menos frequente, é preocupante por ser a principal neoplasia maligna que afeta crianças. A anemia é caracterizada pela diminuição dos glóbulos vermelhos no sangue, enquanto a leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos que tem origem na medula óssea. Em ambos os casos, as doações são essenciais para aumentar as chances de recuperação dos pacientes.
Junho Vermelho e Laranja: Campanhas Que Se Completam!
Em cada canto onde estamos seguimos na luta, juntos pela empatia e solidariedade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *