Viação Sertaneja

Busca de passagens

Guichês e Balcões de retirada

Informações, reclamações e sugestões:
sac@viacaosertaneja.com.br
Guichês de Atendimento

Para Brasília-DF, Petrópolis-RJ e Três Rios-RJ
0800 880 2006
Necessidades especiais: fala e audição

0800 880 2007

Transporte de Cargas Sassmaq
Home > Empresa > História

História

Veja como tudo começou!

A história da Viação Sertaneja teve início no ano de 1953 e contou com o esforço, dedicação e perseverança daqueles que acreditaram ser possível erguer e solidificar uma empresa de destaque no ramo de transportes de passageiros e cargas no Estado de Minas Gerais.


Em agosto daquele ano, os pioneiros Moacir Mendes Morato, Sebastião Ferreira de Andrade, José Nepomuceno de Faria e Geraldo Nepomuceno de Faria plantaram as sementes para a constituição da Empresa, ao constituírem a “Irmãos Faria & Cia”, com apenas duas linhas ligando Abaeté a Morada Nova de Minas (então chamada Moravânia), via Frei Orlando e via Paineiras/Biquinhas, que circulavam em dias alternados.

A partir de 20 de setembro de 1955, com a aquisição da linha ligando Abaeté a Belo Horizonte e o ingresso dos novos sócios, Geraldo Mendes Morato e Bernardo Mendes Ribeiro, a Empresa passou a denominar-se VIAÇÃO SERTANEJA LTDA. Sua sede permaneceu em Abaeté/MG, mas, atualmente, já existem diversas filiais - a mais importante delas em Belo Horizonte/MG, onde se concentra a maior parte de seus negócios.

Em 1958, foram adquiridas as quotas dos Irmãos Faria, ficando na sociedade Bernardo Mendes Ribeiro, seus filhos Moacir Mendes Morato e Geraldo Mendes Morato, e o Senhor Sebastião Ferreira de Andrade, todos já falecidos, e cujos herdeiros constituem, atualmente, o quadro societário da Empresa.

O início da grande expansão da empresa se deu em 1968, com a aquisição dos direitos de exploração da Linha Belo Horizonte a Paracatu (MG), seguindo-se outras, em várias partes de Minas Gerais, mas mantendo o eixo principal na Região Noroeste do Estado. Em 1989, adquiriu os direitos de exploração de linhas interestaduais, unindo cidades dos Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, culminando, em 1999, com a obtenção dos direitos de explorar a linha São João Del Rey (MG) a Brasília (DF).
 


 

Além das 34 (trinta e quatro) linhas regulares de concessão do DER/MG e 4 (quatro) da ANTT, a Empresa atua também no segmento de transporte de cargas, fretamento eventual para turismo, transporte urbano nas cidades de Três Marias e Curvelo e na exploração um de posto de combustíveis e uma casa de peças em Abaeté.

Hoje sua frota é composta por 163 veículos, entre ônibus rodoviários, coletivos urbanos, caminhões baús para transporte de cargas e carros de apoio. Possui também 12 (doze) garagens, sendo 6 (seis) delas equipadas com oficinas mecânicas regionais para manutenção preventiva e corretiva de sua frota, que opera diariamente em mais de 40 (quarenta) diferentes localidades.

Com o inestimável apoio de seus cerca de 600 (seiscentos) funcionários, a Viação Sertaneja procura sempre prezar pelo bom atendimento a seus clientes, bem como pela segurança e conforto dos mesmos. E, visando melhorar cada vez mais seus serviços, hoje já disponibiliza a bilhetagem eletrônica na maioria dos guichês e continua investindo em informatização, na melhoria de suas instalações de apoio e em veículos que tragam confiabilidade, segurança e bem-estar a seus passageiros. Qualidade e segurança são os pilares da Empresa, que não tem poupado esforços para procurar oferecer sempre o melhor serviço para seus clientes.